Notícias
APRESENTAÇÃO DA ANDAK no KIBOKOLO
O encontro que teve lugar no Kibokolo no dia 22 de Dezembro de 2018 entre as autoridades locais e os membros da ANDAK foi de encontro a expectativa criada entorno do mesmo.
De forma consensual, a Administração Local e as autoridades tradicionais saudaram com satisfação a criação da ANDAK e manifestaram o seu engajamento em apoiar esta iniciativa. Os bens e géneros alimentícios oferecidos foram recebidos com grande satisfação e agrado.
O quadro a seguir resume as preocupações levantadas pelas autoridades locais e membros da sociedade, convidados.
PALESTRA PENSE INDÚSTRIA
Os membros da ANDAK efectuaram uma visita à Sede da Comuna de Kibokolo, a fim de apresentar-se e interagir com as camadas juvenis e cidadãos residentes na Comuna, com vista a incentivar neles o espírito de dedicar-se às actividades produtivas conducentes à produção, transformação e comercialização dos produtos que abundam no nosso território e não só.
Durante a visita à Comuna, que se realizou durante a quadra festiva alusiva à Independência Nacional, de 08 a 11 de Novembro de 2019, a ANDAK organizou um conjunto de palestras no Colégio de Kibokolo, com os alunos e pessoas interessadas em investir na Comuna e/ou arredores, para além de visitar alguns locais de interesse da Comuna. Os temas abordados foram os seguintes:
1- Apresentação da Associação dos Naturais, Descendentes e Amigos de Kibokolo;
2- O Empreendedorismo;
3- “Pense Indústria”;
VISITA DE CAMPO
Uma comitiva composta por 4 elementos, partiu num carro, as 09h, de sábado (01.02.20), para a fronteira de Kimbata (41 km da vila de Makela do Zombo), com chegada as 10h.
Bem acolhidos e acompanhados pelos agentes de guarda fronteira, lá permaneceu perto de 45 minutos. De regresso visitou o famoso mercado de Kimbata que lhes surpreendeu pela negativa face a escassez das mercadorias (20 minutos). De seguida, rumou para Ntaya, conforme programado, tendo percorrido toda a vila, onde encontrou apenas cerca de cinco adultos e duas criancas.
Continuou a sua visita para Mbuanga, via Mbuzu, tendo encontrado dificuldades ao subir a outra margem de Lunsengele devido ao lodo; mas superou, tendo chegado por volta das 14h, e deixou aquela povoação por volta das 14h30. Visitou a Mbanza Yanga por alguns 20 minutos passando antes por Kimpaka e Kinganzi, e depois por Vilau, entre outras aldeias, quase todas sem vida. Chegou por volta 15.45 ao centro do Kibokolo.
As imagens da travessia são sobre o rio Lunsengele e a conversa muito amena foi na Mbuanga. Valeu a pena e foi mais uma expedição de estudos.